segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mudanças climáticas: o mundo pede socorro!


          A Terra já não é mais a mesma. É inegável que nosso planeta vem sofrendo com a ação antrópica desde meados dos século XIII após o início da Revolução Industrial na Inglaterra. De lá para cá o clima na Terra vem sofrendo inúmeras alterações (principalmente a partir da década de 1960) acarretando assim em desastres climáticos sem precedentes. 

            Para se ter uma idéia da ação humana sobre a Terra, em 2009 cerca de 10 mil vidas foram perdidas em  desastres climáticos provocados exclusivamente pela agressão do homem à natureza. Nos primeiros nove meses de 2010, este número mais que dobrou: 21 mil mortes, dados comprovados pela Oxfam (Organização Humanitária Internacional).

            Apesar de toda a culpa colocada sobre o homem moderno, é interessante ressaltar que a Terra sempre foi e continua sendo um planeta em constante mutação, basta lembrar que mesmo antes da existência do Homo Sapiens o ambiente que hoje encontramos favorável à existência humana era extremamente inóspito a ponto de impedir o desenvolvimento da maioria das espécies animais.

            Se para a atual sociedade consumista barrar o aquecimento global por completo parece ser impossível, subir apenas dois graus na temperatura (que é a meta firmada na COP15, no ano passado em Copenhague) parece igualmente utópico. Afinal por trás de iniciativas voltadas ao combate das mudanças climáticas, existem interesses políticos e principalmente econômicos que vão contra a tentativa de preservação ambiental, colocando em risco a existências das gerações futuras.
          


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ecoblogs