quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Taiga Siberiana: a maior floresta do mundo


    Queridos seguidores, tenho certeza que muitos de vocês estudaram, leram ou simplesmente ouviram muitos professores e especialistas dizerem que a Floresta Amazônica é a maior floresta do mundo. Pois bem, a Floresta Amazônica não é a maior do mundo, (ela é a maior floresta tropical do planeta), para quem não conhece a Taiga Siberiana, saiba que ela é quase 3 vezes maior que a Floresta Amazônica.

     A Taiga, que também é conhecida por floresta de coníferas, ou floresta boreal, é um bioma encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groelândia, parte da Noruega,Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. No Canadá, ela é chamada de floresta boreal para designar a parte meridional desse bioma, e o termo taiga é usado para as áreas menos arborizadas a sul da linha de vegetação arbórea do Ártico. Em Portugal e no Brasil, o termo taiga é geralmente usado para designar as florestas russas, enquanto que se usa floresta boreal ou floresta de coníferas para as dos restantes países.

    Nesta floresta, os abetos e os pinheiros formam uma densa cobertura, impedindo o solo de receber luz intensa. A vegetação rasteira é pouco representada. O período de crescimento dura em média 8 meses e aschuvas são pouco frequentes.

    A Taiga não se localiza exclusivamente no hemisfério Norte, encontra-se também em regiões de clima frio e com pouca umidade. Distribui-se em uma faixa situada entre os 50 e 60 graus de latitude Norte e próxima às áreas de América do Norte, Europa e Ásia.

     A vegetação é pouco diversificada devido às baixas temperaturas registradas (a água do solo encontra-se congelada), sendo constituída sobretudo por coníferas - abetos (como o Abeto do Norte) e pinheiros (como o Pinheiro silvestre), cujas folhas aciculares e cobertas por uma película cerosa, as ajuda a conservar a umidade e o calor durante a estação fria. Outra conífera que também pode aparecer é o Larício europeu de folha caduca - Lárice. Em certas condições também podem aparecer Bétulas e Faias pretas.

     Como vimos a natureza as vezes nos surpreende não é? A maioria de nós achávamos que a Amazônia era a maior floresta do mundo, fato que nas escolas o assunto foi tratado de forma errônea por muitos anos.

31 comentários:

  1. Meu amigo, porém quando se trata de uma floresta
    em área continua como fica? pois vc juntou, trechos de tres continentes e até cita dois hemisférios ( setentrional e meridional) seu texto ficou confuso, se voce trata todas como taiga, você teria que considerar não so Amazonia e sim as demais tropicais: congo e malasia, além de outros trechos. assim a taiga não seria tres vezes maiores. A taiga em si de área contínua da siberia, pode ser considerada a maior de todas cerca de 10 milhos de km quadrados o dobro da amazonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se você ler direito vai perceber que o texto fala sobre o tipo de floresta. não exatamente sobre a "Taiga Siberiana" e onde existe este tipo de vegetação e como ela é composta

      Excluir
    2. só há uma parte do texto errada: a floresta BOREAL ou Taiga é exclusiva do hemisfério norte. Não existe floresta boreal no sul, pois senão seria floresta austral. Quanto a continuidade a Taiga é a maior também... extende-se do norte da Europa ao extremo oriente de forma contínua. A única divisão é quanto à américa separada pelo estreito de bering. Todavia até mesmo a parte americana da floresta boreal é maior que a amazonia.

      Excluir
  2. Confuso mesmo. Comparou um bioma inteiro que percorre 3 continentes com uma uma área de floresta contínua. A Amazonia é a maior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se você tivesse um pouco de inteligencia saberia que falou merda

      Excluir
    2. Meu amigo o escritor deste post está certo, a Amazônia é maior floresta tropical do mundo, mas a Taiga Siberiana é a maior floresta do mundo. Se você duvidar é só pesquisar. Então quem está falando merda é você.

      Excluir
    3. unknown é que falou merda... a taiga/floresta boreal é maior tanto em volume total quanto em continuidade... imagina uma floresta que pega desde a suécia e vai até a parte russa que faz fronteira com o alasca (estados unidos)? hahaha

      Excluir
  3. A maior floresta do mundo é a taiga SIBERIANA, ou seja, a floresta que fica na Sibéria! Aprendam a ler.

    ResponderExcluir
  4. http://ambientes.ambientebrasil.com.br/amazonia/floresta_amazonica/a_floresta_amazonica.html

    ResponderExcluir
  5. vai tomar no meio do seu cu preto fedido

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Galera, por que tantos comentários fúteis? Se por acaso o autor do texto estivesse escrevendo algo errado, o máximo que poderiam fazer é MOSTRAR E COMPROVAR sobre o assunto correto. Para os demais, a Amazônia é a maior floresta TROPICAL... mas não a maior do mundo, caso queiram discutir, discutam com meu professor da Federal e todos os outros que fazem estudos aprofundados em geografia. Não se fundamentem em ensino de escola fundamental, porque é tolice. A Taiga é sim a maior floresta do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentário, alguns não se atentaram ao texto e que o autor deixa claro que Taiga é a maior em extensão territorial a Floresta Amazônica é considerado a maior e biodiversidade.

      Excluir
    2. E isso ai Isabela estou com vc

      Excluir
    3. A maior em biodiversidade é a mata atlântica não a amazonia

      Excluir
  8. Eu Entendi a Matéria direitinho, A Taiga Siberiana é a maior floresta do Mundo em extensão Territorial se estende desde a Rússia até o Norte do Cazaquistão, pronto essa sendo a maior do mundo, maior que a Nossa Floresta Amazônica, depois ele complementou que esse mesmo bioma o Taiga, você encontra no Alasca, Groelândia, Canadá, Noruega, Finlândia, Japão e na própria Sibéria. pronto explicou muito bem, que dificuldade é essa em interpretar um texto.

    ResponderExcluir
  9. Ranking das 10 maiores florestas do Mundo:1º Rússia: 8 510 000 Km2 (49% do país);2º Brasil: 5 440 000 Km 2 (63% do país);3º Canadá: 2 450 000 Km2 (24%);4º E.U.A.: 2 260 000 Km2 (23%);5º China: 1 630 000 Km2 (17%);6ºAustrália: 1 540 000Km2 (20%);7º Congo: 1 350 000 Km2 (57%);8º Indonésia:1 040 000 Km2 (54%);9º Angola:690 000 Km2 (55%);10º Perú: 650 000 Km2 (50%).

    ResponderExcluir
  10. Com certeza cara você não sabe o que fala, diz ser formado em geografia e me diz isso, para mim eu vejo que floresta está em um somente em um conjunto nada disso que seja separada pelo mar, a maior floresta do mundo é a Amazônia tal como que a maior depressão marinha é o mar morto e a maior montanha terrestre é o monte everest

    ResponderExcluir
  11. Sim, a taiga siberiana é a maior do mundo

    ResponderExcluir
  12. Esse Wy Tem RazãO Ele citou Uma aréa Continúa Onde Fazem Parte 3 continentes

    E se For Assim Ele Deveria Ter em conta nãO sou a Floresta amazonica mais Sim Tambem a dO congo e etc

    ResponderExcluir
  13. Quem não sabe interpretar um texto é assim mesmo. O cara deixou bem claro que a maior floresta do mundo é a TAIGA SIBERIANA, o restante do texto são apenas informações sobre esse tipo de floresta e onde mais é encontrada.
    Confirmo com ele, a Taiga Siberiana é sim a maior do mundo

    ResponderExcluir
  14. QUE COISA O CARA ESCREVEU UM TEXTO INFORMANDO SOBRE A MAIOR FLORESTA DO MUNDO E OUTRAS COISAS DO TIPO E ALGUNS INCONFORMADOS ESTÃO QUESTIONANDO E RECLAMANDO

    ResponderExcluir
  15. Fico imaginando vocês juntos em uma mesma sala de aula. Cataclisma total!

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo que a Floresta Taiga é a maior floresta do mundo, mas discordo quando ele fala que ela é quase três vezes a Floresta Amazônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é porque ela é 4 ou 5x maior... "só" isso... pega desde a suécia, noruega, finlandia, russia atravessando de oeste até o leste, chegando no estreito de bering e ainda pegando os estados unidos e o canadá... enquanto isso a amazonia....

      Excluir
  17. Aplausos. Os brasileiros merecem essa ferida narcisica.

    ResponderExcluir

Ecoblogs