quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ar puro em sua casa


            Quem pensa que para respirar um ar puro é preciso estar em um local com muita área verde ou até mesmo dentro de uma floresta ou bosque se enganou. É possível ter a mesma sensação em sua própria residência. Como? Cultivando algumas plantas dentro de sua casa, isso mesmo, aquelas plantinhas de vasos, samambaias por exemplo.
 .
            Sabe-se que a má qualidade do ar pode efetivamente provocar sintomas como alergias, dores de cabeça, irritações das vias respiratórias, tonturas e fadiga geral. Sintomas estes que desaparecem quando se sai do espaço confinado, com pouco ou nenhuma renovação de ar.

            Esta situação é gerada pelos ocupantes do espaço e pode ter origem em agentes biológicos (bactérias, fungos, algas), químicos (monóxido de carbono, ozónio, solventes, fumo de tabaco) e também em agentes inertes respiráveis como algumas fibras naturais, poeiras, microfibras de amianto e lã de vidro, entre outros exemplos.
 .
            Parte da solução está disponível na natureza, em plantas de fácil cultivo em locais com pouca luz, cujos filtros naturais são capazes de neutralizar a poluição interna. Plantas verdes e flores possuem elevada capacidade de reter, filtrar e eliminar agentes nocivos.  Além disso, as raízes e as bactérias do solo ajudam na eliminação de vapores tóxicos.
   
            Para uma boa filtragem do ar não é preciso encher a casa de plantas, uma planta “limpa” o ar de cada 10m2. Há plantas mais indicadas para purificar o ar de um determinado tipo de elementos, você pode esclarecer sua dúvidas fazendo algumas pesquisas na internet sobre as melhores espécies.  Não se esqueça que a planta também é um ser vivo e que, para que o seu filtro funcione corretamente deverá receber todos os cuidados a que tem direito: uma boa drenagem da água de rega e limpeza regular do pó acumulado nas folhas são essenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ecoblogs