terça-feira, 16 de novembro de 2010

Financiamento climático é viável


          A ONU concluiu uma análise de alto nível sobre financiamento do combate às mudanças climáticas que demonstrou a viabilidade de investir 100 bilhões de dólares até 2020. A pesquisa, realizada pelo Grupo de Aconselhamento Financeiro para as Mudanças Climáticas (AGF), explora as possibilidades de financiamento e fontes de recursos para estimular investimentos em setores promissores e ainda desregulados, como é o caso das emissões de carbono no transporte aéreo e marítmo.

          O acordo internacional firmado na Conferência das Nações Unidas em Copenhague, em dezembro de 2009, já apontava para a necessidade de financiamentos em países em desenvolvimento para impedir a destruição de florestas tropicais e para iniciar a transição dos sistemas de alto impacto para modelos de desenvolvimento voltadas à vulnerabilidade dos países em relação às mudanças climáticas. Dessa forma, o relatório da AGF fornece suporte técnico relacionado ao financiamento é o primeiro passo para a realização das metas criadas no ano passado.

          De acordo com a WWF, apesar dessa análise ser bastante conservadora, ela é o primeiro estágio para criar um ambiente para acordos financeiros concretos na próxima encontro das partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá no final do mês no México.

          O Greenpeance considerou o relatório do AGF um marco para início dos financiamentos na mitigação das mudanças climáticas. Em comunicado distribuído à imprensa, a ONG afirma que se torna clara a viabilidade do levantamento de fundos para ações substanciais no combate às mudanças climáticas. Cabe ressaltar que a cobrança já deriva de acordos anteriores e planos de ações criados que ainda não foram realmente implementados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ecoblogs