sábado, 12 de fevereiro de 2011

Diesel responde por 53% da emissão de gás carbônico no trânsito no Brasil


        Você achava que o grande vilão da poluição atmosférica em nossas estradas e rodovias era a gasolina??? o álcool??? o gás natural??? Nada disso, o patinho feio dessa história é o diesel, pois é ele mesmo, utilizado no abastecimento dos veículos de grande e médio porte principalmente.

        O diesel, usado principalmente no transporte de carga, é o combustível que mais tem colaborado para as emissões pelos escapamentos de dióxido de carbono, principal gás de efeito estufa, no Brasil. Em 2009, o diesel respondeu por 53% das emissões do transporte rodoviário do país, seguido pela gasolina, com 26%.

          O primeiro inventário nacional de emissões veiculares mostra que a grande participação desse derivado do petróleo nas emissões de gases que provocam o aquecimento global tende a se manter: em 2020, deve ser responsável por 49% das emissões do gás.

          Para reverter essa situação, especialistas que participaram da elaboração do relatório afirmam que o país não pode apenas centrar sua preocupação em substituir a gasolina pelo álcool, com os carros flex. "A troca é importante, mas não resolverá o problema", diz André Ferreira, diretor-presidente do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema). O álcool também emite gases-estufa, mas a cana-de-açúcar compensa parte importante dessas emissões ao absorver gás carbônico.

          O diesel tem outro problema no Brasil: possui alta concentração de enxofre, que é bastante prejudicial para a saúde da população. Já deveria estar em uso desde 2009 no Brasil um diesel de melhor qualidade e menos poluente, mas houve um adiamento da medida. Segundo a Petrobras, a partir de janeiro de 2012 o diesel com 50 partes por milhão (ppm) de enxofre será distribuído em postos selecionados de todo o país, para uso em veículos novos. Em 2013, passará a ser fornecido o diesel com 10 ppm.

          A frota do Brasil (carros de passeio, caminhões, ônibus e motocicletas) passou de 9,3 milhões de veículos em 1980 para 38,2 milhões em 2009 - aumento de 310,7%. As emissões de gás carbônico do transporte rodoviário passaram de 65 milhões de toneladas para 167,1 milhões de toneladas (aumento de 156,6%).
          Em 2020, a expectativa é de que a frota chegue a 48,7 milhões de veículos e o setor de transporte rodoviário emita 267,5 milhões de toneladas do gás.

Um comentário:

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