sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Fauna Urbana: a vida selvagem aos nossos pés

          Queridos seguidores, algo inusitado ocorreu hoje cedo aqui em casa. Às 6 da manhã teve início a um princípio de tumulto com muitos gritos e correria. Tudo isso porque no meio da cozinha se encontrava um belo exemplar de uma cobra-cega de mais ou menos 35 cm de comprimento, que na verdade não é um réptil e sim uma espécie de anfíbio que não trás nenhum risco ao ser humano.

          Acordei em meio aos gritos e fui verificar o que se tratava, chegando no local presenciei aquele belo animal em posição de defesa pronto para dar o bote. A maioria das pessoas teria a reação imediata de pegar uma vassoura e mirar diretamente na cabeça da cobra acabando logo com todo o transtorno. Será esta a atitude correta?

        Com certeza não, todo animal silvestre é protegido por lei, por tanto o procedimento correto seria capturá-lo e soltá-lo em um ambiente selvagem (uma floresta ou um bosque). Mas fui impedido de realizar o processo de captura e infelizmente esta cobra-cega foi morta.

         Estou aqui compartilhando este fato com vocês pois muitas vezes nos esquecemos da grande variedade de espécies animais que estão dia-a-dia conosco e nem nos damos conta disso. Caso um fato parecido ocorra com você, lembre-se que todo animal tem sua função dentro do ciclo de vida por tanto antes de pensar exterminá-lo pense que ele tem o mesmo direito à vida que você. 

OBS: caso você se depare com algum animal silvestre que possa causar riscos à segurança das pessoas, entre em contato com  o Batalhão da Polícia Ambiental mais próximo de sua casa, dê detalhes do animal para que os agentes possam realizar o procedimento correto e levá-lo para um local seguro.



Um comentário:

  1. Conheça o IFaU - Instituto Fauna Urbana de Pesquisa e Conservação de Ecossistemas Urbanos.

    http://institutofaunaurbana.blogspot.com

    Contribuindo para a sustentabilidade urbana.

    ResponderExcluir

Ecoblogs