quarta-feira, 9 de março de 2011

Estudo alerta para possibilidade de uma extinção em massa no planeta

         A raça humana pode ter provocado a sexta onda de extinções em massa na Terra, de acordo com um estudo divulgado pela revista "Nature".Ao longo dos últimos 540 milhões de anos, cinco extinções em massa de espécies foram causadas por fenômenos naturais.

         As novas ameaças, entretanto, são fruto da ação humana: a redução dos habitats, a caça e pesca excessivas, a disseminação de germes e vírus, a introdução de espécies e as mudanças climáticas provocadas pela emissão de gases causadores do efeito estufa. Evidências coletadas em fósseis sugerem que, nas cinco grandes extinções anteriores, 75% de todas as espécies animais simplesmente desapareceram. 
        Até a grande expansão da humanidade, há cerca de 500 anos, a extinção de mamíferos era muito rara: em média, apenas duas espécies pereciam a cada milhão de anos.Nos últimos cinco séculos, no entanto, pelo menos 80 das 5.570 espécies conhecidas de mamíferos foram extintas, um claro sinal de alarme para os riscos à biodiversidade.
     Na hipótese de todas estas espécies terminarem extintas sem que a redução da biodiversidade seja combatida, a sexta extinção em massa pode chegar dentro de pouco tempo, daqui a entre três e 22 séculos. Comparada às outras cinco grandes, esta seria a mais rápida extinção em massa já documentada.
         É muito importante que dediquemos recursos e adotemos leis e normas para proteger as espécies, se não quisermos ser a espécie cujas atividades provocou uma extinção em massa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ecoblogs