quarta-feira, 16 de março de 2011

Conheça mais a caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro


          Grande parte das pessoas que estão lendo esse artigo quando procuram algum tipo de informação sobre os tipos de biomas do Brasil, logo vem em suas mentes a Floresta Amazônica. Mas devemos ressaltar que além da Amazônia existem mais 5 biomas que cobrem o território nacional, são eles: Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Pampas e a Caatinga.

      Mata branca ou na linguagem dos índios tupis, caatinga. Esse é o único bioma exclusivamente brasileiro. Lugar onde as chuvas são poucas e concentradas em quatro, cinco meses do ano. Durante todo o período seco, as plantas da caatinga ficam praticamente sem folhas. Uma floresta de galhos retorcidos, espinhos, aparentemente pobre em biodiversidade. Logo depois das primeiras chuvas, com pouca água, as plantas que pareciam mortas, renascem e a gente consegue enxergar a riqueza e a diversidade de espécies que compõem a caatinga.

          Este bioma é o mais fragilizado dos biomas brasileiros. O uso insustentável de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação, associado à imagem de local pobre e seco, fazem com que a caatinga esteja bastante degradada. Entretanto, pesquisas recentes vem revelando a riqueza particular do bioma em termos de biodiversidade e fenômenos característicos.

          Com relação à fauna, esta é depauperada, com baixas densidades de indivíduos e poucas espécies endêmicas. Apesar da pequena densidade e do pouco endemismo, já foram identificadas 17 espécies de anfíbios, 44 de répteis, 695 de aves e 120 de mamíferos, num total de 876 espécies de animais vertebrados, pouco se conhecendo em relação aos invertebrados. Descrições de novas espécies vêm sendo registradas, indicando um conhecimento botânico e zoológico bastante precário deste ecossistema, que segundo os pesquisadores é considerado o menos conhecido e estudado dos ecossistemas brasileiros.      
          Na Caatinga vive a ararinha-azul, ameaçada de extinção. O último exemplar da espécie vivendo na natureza não foi mais visto desde o final de 2000. Outros animais da região são o sapo-cururuasa-brancacutiagambápreá, veado-catingueiro, tatu-peba e o sagui-de-tufos-brancos, entre outros.
         Observamos que a Caatinga não é apenas uma região inóspita e isolada do resto do mundo como a grande maioria pensa, nessa área existe uma grande variedade de fauna e flora exclusiva do Brasil, devemos por tanto preservar este patrimônio natural tão importante para todo o Nordeste brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ecoblogs