terça-feira, 22 de março de 2011

22 de Março: Dia Mundial da Água



     Nada melhor que aproveitar o dia mundial da água para dar algumas dicas práticas aos leitores do EcolFuturo de como economizar este líquido tão precioso para todas as formas de vida do planeta. Espero que com essas dicas cada um de vocês tornem-se pessoas mais conscientes, ajudando a reduzir e preservar este bem natural de suma importância para todos nós.     
      
     Ao escovar os dentes com a torneira aberta durante 5 minutos, você gasta 80 litros. Mas mantendo a torneira fechada, a economia é de 79 litros.

      Um banho de 15 minutos em chuveiro elétrico consome 144 litros de água. Se o chuveiro ficar fechado enquanto no ensaboamos e o tempo de banho for reduzido para 5 minutos, gasta-se 48 litros.

     Para regar o jardim com torneira aberta por 10 minutos, gasta-se 186 litros de água. Se for regado somente o necessário pela manhã ou pela noite, com esguicho revólver adaptado na mangueira, a economia é de 96 litros.

     Lavar o carro com torneira aberta durante 30 minutos consome 216 litros de água. Utilizar um balde para molhar, ensaboar e enxaguar o automóvel economiza 176 litros.

     Ao lavar a louça com a torneira aberta durante 15 minutos, consumimos 243 litros de água. Se a torneira for fechada durante o ensaboamento, gastaremos apenas 46.

    Uma máquina de lavar roupas com capacidade para 5 quilos gasta 135 litros de água. Para economizar, deve-se ligá-la apenas quando ela estiver com a capacidade total preenchida.

     Não use o vaso sanitário como lixeira. Apertando a descarga por 6 segundos, você estará gastando 10 litros de água. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros.

     Um torneira gotejando gasta até 46 litros por dia, ou seja, 1.380 litros por mês. Um fio de água com cerca de 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês. Um fio de 4 milímetros gasta 13.260 litros por mês. Assim, verifique se as torneiras de sua casa estão fechando bem para evitar o desperdício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ecoblogs