quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Água: um recurso natural finito o infinito?



          Amigos leitores do Ecolfuturo, quem nunca ouviu dizer que a água em nosso planeta está com seus dias contados? Sempre escutamos histórias sobre projeções futuras onde afirmam que grandes guerras aconteceram por falta de água e milhares de pessoas irão morrer sem acesso à água potável, pois bem, essas duas últimas colocações estão corretas. Massss.... dizer que a água em nosso planeta acabará é uma falsa afirmação.

          Para entender melhor é preciso deixar claro que a quantidade de água existente na Terra atualmente é a mesma que há milhões de anos desde o surgimento das formas de vida como conhecemos, acontece que, em algumas regiões isoladas em nosso planeta o acesso a água é muito difícil e certas vezes até inviável, como por exemplo em regiões desérticas.

         As civilizações antigas sempre se localizaram próximos a regiões cortadas por rios e lagos, tal fato se repete atualmente, afinal locaiss sem a presença de água para o consumo humano não oferece condições de habitação e desenvolvimento de uma nova sociedade.

          Nós brasileiros somos um povo privilegiado em relação à quantidade de água em nosso território (o Brasil é o país com as maiores reservas de água doce do mundo), porém essa água está mal distribuída, tendo em vista que a maior parte dela está localizada na região norte (Amazônia). Ainda sim temos grandes reservatórios subterrâneos (aquíferos) que são utilizados como a principal fonte de água principalmente em regiões como o Nordeste brasileiro.

          Mas afinal porque tantos afirmam que a água está com seus dias contados????? Essa pergunta pode ser respondida de uma forma clara e objetiva. Se considerarmos a água de modo geral (salgada e doce) existente em nosso planeta podemos considera-la como um bem infinito, pois o ciclo hidrológico que rege  a Terra a renova constantemente com a evaporação e a precipitação. Porém se levarmos em conta apenas a água potável necessária e disponível para o consumo humano podemos dizer que ela será considerada um bem finito pois a ação antrópica está degradando grande parte deste bem tão valioso fazendo com que uma percela significativa da população mundial não possa ter acesso a ela.


7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá de noite tenho pesadelos de ter novas guerras por fins diferentes ( no caso a água) mais será que seria possivel a vida sem esse bem precioso ? ( sei la o processo de desalização a despoluição dos rios ?)

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. pô meu q desagradavel
      os caras escrevem um texto com carinho e vc faz isso
      malvado

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Ecoblogs