sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Atitude sustentável: o que fazer com o óleo de cozinha usado?


        Querido seguidor,  o óleo de cozinha, seja ele de soja, girassol ou canola, freqüentemente utilizado em frituras, precisa ser descartado de forma adequada. Sem falar no mal que o excesso pode causar ao seu organismo, ele faz um enorme estrago ao meio ambiente se jogado pelo ralo de sua pia, provocando também o entupimento das tubulações nas redes de esgoto e aumentando em até 45% os custos de tratamento da água.

Reutilizá-lo para a fabricação doméstica de sabão, armazená-lo em garrafas pets ou enviá-lo a uma entidade que o reaproveite, são as formas corretas para descartá-lo. Grande parte da população não sabe, mas, quando despejado no ralo da pia ou junto com o lixo de casa, o óleo usado em frituras e outros alimentos torna-se altamente prejudicial ao ambiente. A decomposição do óleo de cozinha usado, emite na atmosfera metano, um dos principais gases causadores do efeito estufa e responsável pelo aquecimento global.

Além disso, ao atingir o solo o produto contribui para sua impermeabilização, dificultando a absorção da água da chuva. Algumas instituições voltadas à conservação ambiental possuem programas de reciclagem de óleo usado. Caso em sua cidade não exista nenhum desses pontos de coleta do óleo usado, utilize a receita abaixo para reaproveitá-lo, fazendo um excelente sabão para uso doméstico.


Como reaproveitar óleo de cozinha usado:

Receita de sabão 

- 5 litros de óleo de cozinha usado
 
- 2 litros de água fervendo
 
- 200 mililitros de amaciante
 
- 1 quilo de soda cáustica em escama
 
          Use luvas protetoras e tome muito cuidado ao manipular os ingredientes. Coloque  a  soda  em  escamas  no fundo de um balde. Em seguida, adicione a água fervendo  e  mexer  até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem  o  amaciante.  Jogar  a  mistura  numa  fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte. 


ATENÇÃO: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. Não deixe de usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ecoblogs