sábado, 8 de outubro de 2011

Uma solução prática e eficaz para o lixo orgânico

     Grande parte da população desconhece os problemas causados pelo descarte inadequado do lixo orgânico. Muitas pessoas nem se quer sabem o que é matéria orgânica.

        Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza. 

    A matéria orgânica decompõe-se rapidamente, aproximadamente dois meses, ao contrário de outros materiais como o plástico, que leva até quatrocentos anos, ou o vidro e a borracha, os quais os cientistas ainda não conseguem precisar o tempo que eles levam para retornar aos ciclos naturais do planeta.

     Logo, esta matéria orgânica não é um problema para a sociedade, certo? Errado! No processo de decomposição, este material produz o gás metano (CH4), um dos gases intensificadores do efeito estufa, interferindo diretamente no agravamento do aquecimento global.

      Pensando nisso, o blog Ecolfuturo resolveu apresentar uma solução prática, eficaz e de baixíssimo custo. O que você acha de adquirir um novo animal de estimação? Que tal minhoquinhas? Ficou assustado? Calma, é exatamente isso que você acabou de ler, as minhocas podem resolver o problema dos resíduos orgânicos.Vou explicar melhor.

    Lendo alguns artigos relacionados à problemática envolvendo o lixo orgânico, encontrei uma matéria muito interessante a respeito da criação de minhocas para auxiliar no descarte dos resíduos produzidos em nossas residências. Em Brasília, um projeto genial resolveu o problema dos restos alimentares, ao invés de jogar as sobras orgânicos na lata de lixo – que seriam encaminhados para o aterro –, passaram a utilizá-los como alimento para minhocas. 

      Através de soluções simples e lúdicas, este projeto que foi batizado de  “
Projeto Minhocasa , busca conscientizar as pessoas das suas próprias ações, despertando-as ao mesmo tempo para a problemática da gestão inadequada do lixo em todo o Brasil. Além de kits de minhocultura, compostagem e biofertilizantes, o projeto oferece cursos, oficinas, visitas ao canteiro do projeto e consultoria na área ambiental. 

     O Kit Minhocasa é composto por três caixas, uma tampa, um garfo de jardim, uma torneira, húmus e minhocas. Nas duas caixas de cima colocam-se as minhocas e o lixo orgânico (derivados de organismos vivos). As minhocas, que circulam entre essas duas caixas através de furos nos seus fundos, se alimentam desses resíduos produzindo um fertilizante natural, rico em nutrientes, para ser colocado nos vasos e canteiros de plantas. 

     O kit pode ser colocado em varandas, áreas de serviço, escritórios, escolas e jardins. Todos os seus restos de comida, como casca de legumes, de verduras e de frutas, pó de café e de chá, ovos, alimentos estragados e ossos, bem como guardanapos usados, poeira, cabelos, papéis, jornais, aparas e podas de jardim podem ser despejados nele. 

  A grande sacada do Kit Minhocasa é justamente ser um sistema simples e fácil de operar, que cabe em locais pequenos, não produzindo mau cheiro. E ele ainda coleta o excesso de umidade do lixo sob a forma de biofertilizante líquido bom para regar plantas, que escorregue para a caixa de baixo, na qual há uma torneira. 

    A mensagem mais importante desse projeto é que bastaria que cada um fizesse a sua parte na luta pela preservação do meio ambiente, com pequenas ações diárias, para que os efeitos fossem significativos. Estimulando as pessoas a refletirem e a repensarem as suas atitudes, incentivando mudanças de acordo com a realidade de cada um. 

     Exemplo claro disso é uma pequena caixa de minhocas que nos permite contribuir individualmente para reduzir o volume de lixo transportado e depositado nos aterros e lixões, nos conscientizando das nossas responsabilidades pelos produtos que compramos e pelo lixo que geramos. 
O meio ambiente agradece.

     







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ecoblogs