sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Aluguel sustentáel

     Diante do colapso econômico que vive a União Européia, uma boa notícia divulgada essa semana deixou ambientalistas em todo o mundo animados no que diz respeito à redução de poluentes atmosféricos liberados por veículos automotores.

     Os principais poluentes lançados na atmosfera pelos carros são provenientes do processo de combustão incompleta, sendo normalmente quantificadas as emissões de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx), óxidos de enxofre (SOx) e material particulado

     No encalço do sucesso do sistema de empréstimo de bicicletas, a prefeitura de Paris lançará ainda este mês o sistema de aluguel de carros elétricos. Inicialmente, o esquema passará por um período de testes de 2 meses. Se aprovado, o serviço começará oficialmente em dezembro.

     Os veículos são chamados Bluecar e foram produzidos pela empresa Bollore e desenhados pelo tradicional estúdio italiano Pininfarina. Os compactos são movidos a bateria de lítio-metal-polímero e têm autonomia de 250 km. A recarga, em postos especiais, leva cerca de 4 horas.

     Eles poderão ser alugados por 30 minutos a uma taxa que varia de 4 a 8 euros (o equivalente a R$ 9,99 a R$ 19,99  na cotação de setembro). Para ter acesso ao sistema, o motorista precisa pagar uma taxa de adesão diária, semanal ou anual, a partir de 10 euros (R$ 20,49).

     O foco do sistema é o motorista que precisa percorrer curtas distâncias, com o objetivo de convencer as pessoas a trocar a ideia de possuir um carro pela de usar um carro. Um estudo da Chronos TNS Sofres publicado no ano passado concluiu que 25% dos franceses teriam aberto mão de usar seus carros -ou reduzido esse uso- devido ao alto preço dos seguros e de gastos com estacionamento.

   Para o início serão disponibilizados 66 carros em 33 postos da capital francesa. O objetivo é chegar a 3 mil veículos e mais de mil estações até o fim do ano que vem. O custo do projeto até agora é de 235 milhões de euros (R$ 585 milhões). A Bollore espera ter lucro com o Bluecar daqui a 7 anos.

   O empresário criador dos compactos diz que a bateria usada por eles é mais estável e mais segura do que as de íon-lítio mais usadas pela indústria porque têm menor risco de superaquecimento.

      Esperamos que a iniciativa privada e o poder público se espelhem em grades idéias como esta, para que num futuro próximo as péssimas condições ambientais encontradas nos grandes centro urbanos sejam radicalmente alteradas, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para seus habitantes. O meio ambiente agradece. 

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